Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

25 shows nacionais de 2010 - 22: Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

22 - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
15/05/10 - Virada Cultural, São Paulo
04/06/10 - Oi Futuro Ipanema


Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - 15/05/10


A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana... nossa, cansei só de escrever isso... A OBMJ é a solução mais certeira para um conjunto de músicos de São Paulo que adoram ska poder mostrar esse maravilhoso ritmo para os fãs de standards da música brasileira. E, bem importante dizer, vice-versa.



Um clima de orquestra, daquelas bem comportadas, com ternos que se confundem entre a sisudez erudita de tempos inalcançaveis e a rudeza festiva da Londres de dois tons do fim dos anos 70, quebrado pelos círculos de várias cores espalhados pelos apoios para partituras.


Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - 04/06/10



É assim que a OBMJ leva essa proposta mpb-ska para os palcos, iniciando de forma solene, como se tivessem tomado conta do nefasto programa de rádio obrigatório A Voz do Brasil e anunciar que em Brasília é hora de ska. Essa é a deixa para tocar (em São Paulo na Virada Cultural e no Oi Futuro Ipanema do Rio) o tema clássico “O Guarani” de Carlos Gomes.



A partir daí seguem-se um punhado de pedras fundamentais da música brasileira transformadas em um som de bailão jamaicano, como se tivessem sido feitas sempre para isso. O fato de as melodias estarem cravadas em nosso inconsciente também ajuda, e dá-lhe bossa nova (“O Barquinho”), Tom Jobim (“Águas de Março”), Jorge Ben / Mutantes (“Minha Menina”), Chico Buarque (“Cotidiano”) com direito a coreografia, Pixinguinha e uma volta surpreendente ao universo clássico, com Villa Lobos e “Trenzinho do Caipira”.


Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - 04/06/10


Eles ainda conseguem espaço para colocar duas músicas originais: “Ska Around The Nation” e “Revolution Ska”. Como é ano do centenário de Adoniran Barbosa, foram muito oportunos em tocarem “Trem das 11” no show da Virada Cultural.



Aquele era um dos primeiros dos quase vinte shows que eu veria até o dia seguinte na capital paulista e não poderia haver início melhor.


Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - 15/05/10

2 comentários:

Unknown disse...

Otaner, seu primeiro show da VC não foi o do Lanny Gordin?? rs

Otaner disse...

Foi, apesar que do Lanny aconteceu antes do horário oficial da Virada. E antes da OBMJ ainda ouvi um pedaço dos cubanos do Buena Vista. Mas por isso eu disse que esse era um dos primeiros e não o primeiro. :)