Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Uma pequena história sobre Elvis Costello e SNL

Dias atrás, quando coloquei aqui vários vídeos de Elvis Costello tocando com diferentes músicos, havia um que me chamava a atenção desde a primeira vez que havia visto, há muito tempo atrás. Era, supostamente, uma apresentação dos Beastie Boys no Saturday Night Live, programa de humor americano que na época (1999) completava 25 anos no ar.



Antes que Ad-Rock pudesse terminar de gritar os primeiros versos de "Sabotage", Elvis Costello interrompe a música e diz: "desculpa, senhoras e senhores, mas não há motivo pra tocar essa música esta noite". Ad-Rock vai para o teclado e os Beastie Boys acompanham Elvis Costello em "Radio Radio", um dos sucessos dos primeiros discos de Costello.







Eu tinha a sensação que toda essa encenação de parar uma música e começar outra tinha alguma referência, mas é aquela história de ouvir e não saber onde o galo está cantando. Até que pouco depois de ter postado os vídeos, vi no twitter que um blog que eu lia uma vez ou outra estava de volta à ativa, o Telhado de Vidro. E o link levava justamente a resenhas em cima da extensa discografia de Elvis Costello.



Por uma coincidência incrível, enquanto eu ia descendo o texto fazendo uma leitura dinâmica (dinâmica com altíssimos índices de deficiência de atenção, mas não vem ao caso), a primeira informação que me fez realmente ler o texto foi um comentário sobre a música "Radio Radio" sendo tocada por Elvis Costello em... 1977. E que levava a um link dessa apresentação.



Na ocasião, Elvis Costello começou a tocar com sua banda The Attractions uma outra canção ("Less Than Zero") e subitamente parou a música, disse mais ou menos as palavras que diria 12 anos mais tarde e de forma furiosa cantou "Radio Radio". Ao que parece, a gravadora pediu que ele não tocasse essa música, por conta da letra conter críticas às emissoras de rádio.



(se não estiver funcionando, clique aqui)


E assim criou um momento clássico na televisão, que lhe rendeu uma "geladeira" do programa até 1989, quando voltou a participar do Saturday Night Live.


Veja aqui uma lista de outras pessoas que foram banidas temporariamente ou permanentemente do programa.

Essa história está melhor contada tanto na wikipedia quanto nesse blog, onde ainda dizem que a inspiração de Elvis Costello para essa drástica mudança de planos no meio de um show ao vivo foi por conta do que Jimi Hendrix aprontou em um programa da inglesa BBC. Se é verdade eu não sei, mas essa é a cereja do bolo dessa história, já que a performance de Jimi Hendrix nesse programa é simplesmente de arrepiar.


















Um comentário:

Sayd Mansur disse...

Fodasso! Tbm li o texto do "Telhado"no memso dia pelo twitter! Desde então voltei cm saudade ao Elvis! Alias, o texto apesar de quilometrico vale ser lido... ainda mais se rolar de ler no trab...!
Alias, esse e um lance complicado. Mesmo trab na internet, acho q deve haver um bom cuidado na forma como colocamos a informação num blog.
Alias, além da AGENDA esse é um forte daqui!
Bom q me elucidaram toooda esta historia! Grande referencia!