Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




terça-feira, 17 de março de 2009

Fim da Comunidade Discografias

Para quem não tem orkut, explicação: a comunidade que lá existia, chamada Discografias, tinha como objetivo reunir links para downloads de discos da maior quantidade possível de artistas. Existem centenas de outras comunidades com o mesmo objetivo. A diferença da Discografias era a extrema organização, feita desde o começo, antes por uma só pessoa e depois por uma equipe de pessoas que não ganhava absolutamente nada com isso.



Como resultado, a comunidade foi crescendo, chegando a quase um milhão de membros e, por consequência disso, mais pessoas contribuindo com mais e mais links das mais diversas bandas, desde as mais populares até os mais obscuros cantores, que não têm discos para serem vendidos, além de artistas novos que apreciavam a divulgação proporcionada. Para muita gente, era uma das poucas razões para continuar acessando a rede social mais popular no Brasil. O tamanho da comunidade também atraiu a atenção das gravadoras, que começaram a pressionar de diferentes formas para que o conteúdo da comunidade fosse deletado. Tanto fizeram que, após muita resistência, os moderadores acabaram capitulando e decretando o fim da comunidade.



Ainda para quem não tem orkut, aqui vai o comunicado dos moderadores sobre os motivos para o término das atividades:



Informamos a todos os membros da comunidade "Discografias" e relacionadas (Trilhas Sonoras de Filmes, Trilhas Sonoras de Novelas, Coletâneas (V.A.), Pedidos, Dicas/Dúvidas e Índice Geral), que encerramos as atividades devido às ameaças que estamos sofrendo da APCM e outros orgãos de defesa dos direitos autorais.

Nosso trabalho foi árduo para manter as comunidades organizadas, sem auferir nenhum tipo de vantagem financeira com elas, somente com o intuito de contribuir de alguma forma para a cultura e entretenimento.

Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros.

Muitos artistas perderão seus meios de divulgação.

Milhares de membros terão que procurar outras atividades no Orkut que não seja o download de músicas e afins. O número de sites e blogs de conteúdo similar, mais programas como eMule, limewire, de torrents e outros P2P, cresce em progressão geométrica.

Perdem eles, perdemos todos, mas enfim, tudo em nome do dinheiro das grandes corporações. Nada em nome da cultura.

Tais entidades de defesa dos direitos autorais, como a R.I.A.A. nos Estados Unidos e APCM no Brasil, que é a representante legal de:

UNIVERSAL MUSIC DO BRASIL LTDA.;
WARNER MUSIC BRASIL LTDA.;
SONY - BMG BRASIL LTDA.;
SIGLA - SISTEMA GLOBO DE GRAVAÇÕES AUDIO VISUAIS LTDA;
EMI MUSIC LTDA.;
COLUMBIA PICTURES INDUSTRIES INC.;
DISNEY ENTERPRISES INC.;
METRO-GOLDWYN-MAYER STUDIOS INC.;
PARAMOUNT PICTURES CORPORATION;
TWENTIETH CENTURY FOX FILM CORPORATION;
UNIVERSAL CITY STUDIOS INC.;
WARNER BROS.;
UNITED ARTISTS PICTURES INC.;
UNITED ARTISTS CORPORATION;
UBV - UNIÃO BRASILEIRA DE VÍDEO E ASSOCIADAS

Sendo ainda representante de IFPI - International Federation of the Phonographic Industry e MPA - Motion Picture Association no Brasil, se dizem "sem fins lucrativos", vamos acreditar nisso, né gente? Como todos acreditam nas histórias da carochinha.

Portanto, deixamos aqui os dados de contato do orgão responsável pelo fechamento das comunidades e de um de seus representantes:

APCM – ANTI-PIRATARIA CINEMA E MÚSICA
RUA HADDOCK LOBO, 585 – SÃO PAULO – SP – BRAZIL
INTERNET ANTI-PIRACY UNIT

Telefone: +55 (11) 3061-1990x244

e-mail: anti-piracy@apcm.org.br


=>Bruno Henrique Tarelov: btarelov@apcm.org.br

Fone: 55 11 30611990 ramal 238

Fax: 55 11 30611221

Agradecemos a todos que de um jeito ou de outro, colaboraram para que nossas comunidades fossem tão populares. Valeu, gente!


A Moderação


Observação

A APCM só perseguia nossas comunidades, e assim, os links postados pelos nossos membros estavam sendo rapidamente denunciados e excluídos, pois eles querem aparecer e só deletam de onde está mais fácil e tem maior visibilidade na mídia.

O pessoal que baixava de nossas comunidades vai poder continuar a procurar os links no lugar de maior acervo: O Google.




-------------------------



É como (mais ou menos) dizia o Raul Seixas: matam uma e vem outra(s) em seu lugar. Já há muito tempo dentro do espírito da frase final do comunicado, escrevemos sobre formas de procurar um disco através do google (e do orkut também): http://lacumbuca.blogspot.com/2008/09/como-baixar-um-disco.html