Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Pequena Grande Alegria

Pesquei essa anteontem na comunidade do Los Hermanos no orkut. Alguém anunciou que o projeto do Rodrigo Amarante (Los Hermanos) com Fabrizio Moretti (Strokes) chamado Little Joy tinha lançado 3 músicas no myspace. Sobre esse projeto, bem resumidamente, Fabrizio e Amarante se conheceram num festival em Portugal, onde Strokes e Los Hermanos tocaram, e ficaram amigos. Algum tempo se passou e eles se reencontraram quando Amarante fazia parte da caravana do amor do porra-louca e tropicalist Devendra Banhart. Então decidiram fazer a banda junto com a namorada do Fabrizio, Binki Shapiro. E Devendra continua presente já que seu projeto chamado Megapuss conta com participações de Amarante e Fabrizio e vai todo mundo em turnê nos próximos dias. E outro amigo de Devendra, Noah Georgeson, participa das duas bandas.

De acordo com o site Pitchfork a lista de faixas do cd do Little Joy será assim, com um link para baixar das que já estão no myspace (créditos para a comunidade do Los Hermanos):

01 The Next Time Around
02 Brand New Start
03 Play the Part
04 No One's Better Sake
05 Unattainable
06 Shoulder to Shoulder
07 With Strangers
08 Keep Me in Mind
09 How to Hang a Warhol
10 Don't Watch Me Dancing
11 Evaporar

A música "Brand New Start" é a melhor das três. Um delicioso folk-rock com tintas setentistas, onde violões e pequenas frases de guitarras se contrapõem em cima de ótimas melodias e a bateria normal de Fabrizio. Vocais de fundo vão surgindo durante a segunda parte da estrofe até chegar num refrão com metais e cantoria de bar. O som todo lembra muito algo próximo de pub rock e country rock (por exemplo nos dois casos, Nick Lowe http://www.goear.com/listen.php?v=9c560a6). Ou será que estou associando o Pub por conta da voz de bêbado do Amarante? Talvez. "No One's Better Sake" dá a impressão em alguns momentos de que seria isso que aconteceria se o Strokes fizesse um reggae. Começa bagunçado, com tecladinhos com sonoridade de ska two-tone e subitamente se organiza assim que a voz entra. "With Strangers" aparece sem bateria, somente violões e guitarras simples, em mais um folk bebum, mas daqueles bem de fim de festa, tristeza acentuada por mais vocais que aparecem como fantasmas. Guarda também uma pequena semelhança com o trabalho de Tom Waits no início de carreira, em meados dos anos 70, antes de sua voz parecer o som de um triturador de lixo.


Hoje apareceu mais uma do disco, chamada "Keep Me In Mind" (mais uma vez, comunidade Los Hermanos). Essa parece bastante com Strokes, naquela revisitação mais orgânica da new wave que eles costumam fazer. Segundo Fabrizio disse em uma entrevista, ele tinha um monte de canções guardadas há um bom tempo, ainda em estágio embrionário e eles foram desenvolvendo-as até se tornarem algo real. Então ainda não é muito claro quem exatamente compôs o que, mas essa parece pender mais para o lado de Fabrizio.


Agora, se tiver que comparar o trabalho do Rodrigo Amarante com alguém, certamente não seria com o disco solo do Marcelo Camelo. Afinal de contas Camelo está devotado à MPB no momento, enquanto o Amarante está no meio de uma cena de rock e folk alternativo. É inevitável que comparem, afinal de contas eram da mesma banda. Mas a comparação deveria ser entre esse projeto do Amarante e os trabalhos do Devendra Banhart, e pelas poucas músicas lançadas Amarante dá uma lavada no hippie Devendra.

E para finalizar, observem como a dupla Fabrizio/Amarante, durante um show do Megapuss, está bem afinada e... alegre.


(o link com as músicas para baixar foram colocadas no orkut por uma pessoa de nome Gika)

Nenhum comentário: