Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Embaixada Pernambuco 04 + RIP Som Barato

Eddie, wah-wah e a vida e morte de um blog

Eddie - 28/08/08

28 de agosto de 2008
Há alguns anos atrás (dois? três?) Eddie, banda do vocalista e guitarrista Fabio Trummer, fazia uma temporada de shows no Teatro Odisséia. Tomado pela lembrança do som de uma das melhores bandas de Recife nos anos 90, fui conferir. Daquela época só era possível ouvir as músicas que tinham clipe na MTV, só consigo lembrar de "Falta de Sol" e "Buraco de Bala". Alguns anos depois ainda foi possível encontrar algumas músicas através de programas como Napster e Audiogalaxy - e era difícil procurar por uma banda chamada Eddie! - e "Coqueiros" e "Eu Só Poderia Crer" passaram a ser hits entre os mp3 aleatórios que eu dispunha, especialmente "Eu Só Poderia Crer", com uma letra tão original e com uma guitarra tão bem gravada, ao mesmo tempo que a música alternava levadas suingadas e pesadas.

Voltando àquele show no Odisséia, havia suingue, mas as músicas não tinham mais tanto peso. O que predominava era um som para dançar, sambar. Não que fosse exatamente ruim, haviam algumas músicas marcantes de tão boas como "Lealdade", que muito depois vim a saber que era uma música escrita por Wilson Baptista e que havia sido gravada por Caetano Veloso. Mas não supriu minha expectativa. O tempo passa e graças à cada vez maior facilidade em se baixar discos vou conhecendo melhor a discografia do Eddie e passei a curtir cada vez mais a fase pós-anos 90 do Eddie, em especial o disco "Metropolitano". Então faltava um novo show para tirar a dúvida. E a oportunidade veio dentro do Embaixada Pernambuco.

DSC068481

Mesclando músicas de seus três discos com outras que vão entrar no novo trabalho a ser lançado ainda este ano, Eddie parece que encontrou o equilíbrio entre seu passado mais rock com todo o regionalismo e ritmos diferentes que compõem seu espectro musical. Mesmo em músicas com apelos mais latinos não deixa de haver uma pegada punk. Acho que resumindo seria isso: um bando de punks experimentando novos temperos, tocando Gonzagão com pegada roqueira, Clash com mangue.

Eddie - 28/08/08


No meio do show Fábio Trummer faz aquela parada estratégica para anunciar que estão vendendo (poucos) cds da banda por ali, mas quem quisesse poderia baixar na internet. Um discurso que até já ouvi antes por bandas como Nação Zumbi (de forma mais tímida) e Móveis Coloniais de Acaju (de forma mais clara). A diferença surgiu quando Fábio disse: "Inclusive vocês podem baixar os discos do Eddie num blog muito legal, o Som Barato..." Uma bela iniciativa, afinal foi assim que pude conhecer o trabalho do Eddie além dos dois clipes que há dez anos atrás mal passavam na MTV, e que me levou a assistir o show deles naquela quinta-feira. E uma banda como Eddie, que já fez extensas turnês na Europa e ao mesmo tempo não toca em nenhuma rádio do Rio de Janeiro deve entender qual a melhor forma de propagar sua música, com cada vez menos intermediários nesse processo.

Nós aqui no La Cumbuca também achamos o Som Barato muito legal, inclusive já indicamos links para serem baixados por lá. Mas para infelicidade tanto minha quanto talvez de Fabio Trummer, no dia 09 de setembro o Som Barato "fechou as portas". Após algumas represálias da gravadora Biscoito Fino, que havia solicitado que os links para baixar seus discos fossem retirados do blog, aparentemente o google acabou, após algum aviso, deletando o conteúdo do blog. Uma triste notícia, pois havia ali um trabalho de divulgação de discos desconhecidos, esquecidos pela grande mídia, uma cultura alternativa que encontrava um espaço nobre para ser divulgada. Mas a mensagem foi plantada e as sementes estão por aí.


E como para tudo na vida há um jeito, compilaram quase todos os links existentes no Som Barato em um arquivo de texto. Então faça o seguinte: EXTRAIA O SUMO (na lista tem o primeiro cd do Eddie)



Pós-post:
- Mais fotos do Eddie na Embaixada:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/79

- Acabei de ler pelo orkut que o novo cd do Eddie vai se chamar Equilíbrio, que foi justamente o que eu senti do show.

- o "wah-wah" no título lá em cima: do pouco que eu via na tv sobre o Eddie nos anos 90, eu fiquei com a impressão que o Fábio Trummer era uma espécie de mestre nesse efeito de guitarra chamado wah-wah, que é feito geralmente pisando em um pedal. Não sei se é verdade, mas ficou no meu imaginário. Então é extremamente gratificante quando durante o show você finalmente vê ele usando o pedal e o imaginário se confirma.

- "Quando a Maré Encher", famosa nas gravações de Nação Zumbi e Cassia Eller, é do Eddie.

Nenhum comentário: